SEXO NA GRAVIDEZ | MITOS E VERDADES
06:00
As histórias são as mais absurdas né? A verdade é que falar sobre sexo, principalmente quando se está grávida ainda é um tabu. Há aquela vergonha de perguntar algumas coisas para o GO, o marido sempre acha que vai machucar o bebê e por aí vai. Mas nem tudo que parece é e existem ainda muitos mitos (na maioria das vezes bem engraçados), que é sempre bom desvendar!
Se eu transar na gravidez, vou machucar o bebê?
MITO. O colo do útero é bem fechado, não há como se chegar ao bebê e muito menos machucá-lo. O único cuidado que se deve ter é em casos de gestação com risco de abortamento, pois o esperma é muito rico em prostaglandina , substância que pode provocar contrações no útero. Neste caso, o ideal é usar preservativo evitando ejacular dentro da gestante.
A mulher grávida tem orgasmo normalmente?
VERDADE. A mulher grávida pode ter orgasmo normalmente. Se isso não estiver ocorrendo, pode ter certeza de que há algum fator psicológico envolvido. Alguns casais optam por não ter relações sexuais com penetração, devido ao tamanho da barriga ou à proximidade com o parto, preferindo dedicar-se ao sexo oral ou a masturbação mútua, o que não causa nenhum problema.
Se ocorrer sangramento vaginal as relações sexuais devem ser evitadas?
VERDADE. Caso haja sangramento vaginal, devem ser suspensas as relações sexuais até que a causa do sangramento seja determinada e até o seu obstetra voltar a liberá-la.
É comum o desejo diminuir nesse período?
TALVEZ. De acordo com o ginecologista, isto pode ocorrer sim, assim como também pode ocorrer o inverso, aumentando a libido. O desejo sexual é multifatorial. Temos muitas vaiáveis como a mudança de postura da mulher, os medos, o excesso de trabalho, o estresse e as alterações hormonais.Todos estes fatores unidos, ou mesmo separadamente, podem sim, influenciar no desejo sexual da gestante.
É verdade que após a relação sexual a gestante pode sentir contrações?
VERDADE. O útero é um órgão ativo, formado por musculatura lisa, e portanto pode se contrair regularmente, desde a primeira menstruação da adolescente até a menopausa. Ele é especialmente ativo durante a gravidez, podendo a gestante sentir contrações durante toda a gestação. Estas porém, não são contrações capazes de desencadear o trabalho de parto, e são chamadas de contrações de Braxton-Hicks. Porém, após a relação sexual, se o homem ejacular dentro da vagina da gestante, sendo o esperma rico em prostaglandina (uma substância que pode promover ainda mais as contrações uterinas), estas contrações poderão ficar um pouco mais fortes. Daí evitar ter relações em casos de ameaças de abortamento ou trabalho de parto prematuro. Nesses casos o uso do preservativo durante as relações pode ajudar a amenizar as contrações uterinas.

10 comentários
Muito bom desmistificar essas questões! Informação é tudo!
ResponderExcluirMuito interessante e sempre bom tocar no assunto, ainda mais quando se trata de um tema tão envolto em tabus. Parabéns!
ResponderExcluirClaudia
@AsPasseadeiras
Post interessante Louise, é importante falar sobre temas que ainda parecem ser tabus para a sociedade. Parabéns!
ResponderExcluirnossa eu tinha muito medo de sexo na gravidez, mas conversei bastante com meu médico e tirei várias dúvidas. Foi suepr tranquilo. Acho importante esse seu post .
ResponderExcluirAdorei o seu post, é bem esclarecedor para o Casal, nesse momento onde existem muitas dúvidas.
ResponderExcluirO correto é sempre manter a sua rotina e qualquer dúvida ou fato novo, sempre conversar bastante com o seu médico.
Bjs
Esse é um assunto tabu, mas seu post é muito esclarecedor. Parabéns!!!
ResponderExcluirPost super esclarecedor. Vai ajudar muitas futuras mamães.
ResponderExcluirhttp://www.arianebaldassin.com
Ótimas informações, muitas gestantes ainda tem dúvidas sobre esse assunto.
ResponderExcluirsobre as contações não sabia mesmo. Muito informativo o post.
ResponderExcluirbjs
Oi Louise, se cria muito mito em relação ao sexo na gravidez. Muito bom deixar claro os mitos e verdades.
ResponderExcluirbeijos
Chris