COMO ESTIMULAR A ESCOVAÇÃO NAS CRIANÇAS

10:45

A hora de escovar os dentes dos pequenos pode gerar dúvidas tanto para as crianças, como para os pais. Além disso, fazer com que a escovação se torne um hábito na rotina dos filhos pode ser uma tarefa complicada. A dentista parceria Kess, Luciana Bruzadin, garante que com algumas pequenas mudanças é possível transformar a hora de escovar os dentes das crianças. Confira!





 

QUANDO COMEÇAR?

 

“A escovação dentária em crianças deve iniciar aproximadamente aos 6 meses, fase que os dentes começam a nascer. Parece cedo, mas o que muitos pais não sabem é que até mesmo o uso da mamadeira pode gerar cáries”, explica Bruzadin.

 

Porém, a especialista lembra que a higienização da boca e dentes deve ser feita com escovas próprias para cada fase do bebê e criança. Confira o modelo de escova de dentes ideal para cada fase dos pequenos:

 

0 a 6 meses

 

“A partir do nascimento dos primeiros dentinhos, indico que os pais usem um massageador dental para higienizar a boca dos bebês. Isso porque o design facilita o processo de limpeza para o adulto sem correr o risco de machucar a criança. Basta encaixar o dedo indicador no massageador e escovar cuidadosamente os dentes e gengiva”, explica. 

 

6 meses a 2 anos

 

Para essa fase, a dentista sugere escovas com cabeças pequenas e cerdas extras macias que fazem a limpeza delicada da boca das crianças. “Como nessa idade a escovação ainda é assistida pelos pais, optar por modelos de escova com cabo longo pode auxiliar a escovação para os adultos”, pondera Bruzadin e complementa, “a escovação deve ser feita com pequenas voltas circulares em cada dentinho, sem esquecer de escovar a parte de trás.”


2 a 4 anos

 

“Nessa fase os pais devem começar a incentivar as crianças a realizarem o processo de auto higienização. Para isso, o ideal é escolher escovas com cabos pequenos e ergonômicos que são desenvolvidos especialmente para as mãos das crianças”, indica a profissional


4 a 7 anos

 

“Nessa idade os pequenos já têm um pouco mais de autonomia sobre a higienização da boca, por isso, indico escovas com cerdas extramacias e pontas arredondadas que limpam a gengiva e os dentes de maneira suave, isso porque esses modelos evitam que a criança se machuque”, diz.


A partir de 7 anos

 

A partir dos 7 anos, Bruzadin pontua que as escovas já podem ter um formato maior. “Mas ainda assim, é preferível que tenham a cabeça compacta para ajudar a alcançar os dentes posteriores sem chances de se machucarem”, complementa.

 

COMO ESTIMULAR OS PEQUENOS NA HORA DA ESCOVAÇÃO?

 

1.      Dê o exemplo

De acordo com Bruzadin, as crianças respondem muito melhor a exemplos do que ordens, principalmente quando estão aprendendo algo novo. “Por isso, é indispensável que os pais escovem os dentes depois das refeições junto com os filhos e façam visitas regulares ao dentista para que os pequenos percebam que os pais também cumprem esse tipo de tarefa.”

 

2.      Adeque o espaço

A especialista recomenda também adequar o ambiente para que os pequenos tenham autonomia e mais liberdade no momento da escovação. “Disponibilize um banquinho ao lado da pia para ajudar a criança a alcançar a torneira e um copo para auxiliar caso ela queira bochechar sem o auxílio de um adulto”, recomenda.

 

3.      Use escovas e cremes dentais divertidos

“O mercado oferece inúmeras escovas coloridas e com desenhos superdivertidos que podem transformar a hora da escovação. Deixe que o pequeno escolha o modelo que mais gostar, mas sem esquecer das adequações para cada idade”. A especialista recomenda também experimentar pastas infantis com sabores.

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics