POSSO AMAMENTAR GRÁVIDA?

08:00


Uma das perguntas que mais recebi durante a gestação do Guilherme foi por que eu não parei de amamentar. Muitas pessoas me chamavam de maluca, dizendo que eu iria perder o bebê, que estava sendo egoísta pensando apenas no Caio.
O fato é que eu sempre achei que o desmame deveria ser algo natural, na hora em que ele estivesse pronto e seguro para que isso acontecesse. Quando engravidei, algo totalmente sem planejamento, eu não cogitei a ideia de chegar em casa, olhar para meu filho e dizer: "a partir de hoje você não pode mais mamar.", seria cruel demais para mim.
O que me motivou a permanecer com a amamentação foi a leitura. As pesquisas me davam forças de continuar com a minha ideia de permanecer com o Caio no peito. Uma das coisas que li e me chamou a atenção foi. "Amamentação é permitida desde que a gravidez seja saudável, desde que a gestação não seja considerada de risco para aborto ou parto prematuro, portanto, é decisão da gestante se deve ou não continuar amamentando seu bebê."
Os médicos em sua grande maioria e/ou falta de informação, são criteriosos e dizem que não pode amamentar e ponto final. Nem explicam os motivos de prós e contras.
segundo e o terceiro trimestres de gestação, inicia-se novamente a produção de colostro, o que pode ocasionar alteração do sabor do leite e diminuição do volume de leite materno produzido. Nesta fase, alguns bebês podem diminuir o número de mamadas ou iniciar o desmame naturalmente. Se o bebê for menor de um ano, é aconselhável o acompanhamento mais frequente do ganho de peso, a fim de confirmar se o bebê está recebendo quantidade suficiente de leite materno.
Além disso, pode ocorrer maior sensibilidade nos mamilos pelas alterações hormonais, e assim a amamentação pode ficar desconfortável ou dolorida para a mãe, sendo a principal causa de desmame na gestação. Alternar a posição em que a gestante amamenta e utilizar exercícios de respiração podem ajudar a diminuir a sensibilidade.
Durante a gravidez a gestante pode precisar de descanso extra, amamentar deitada pode ser uma maneira de obter esse descanso.
Eu não senti absolutamente nada e amamentei Caio até 15 dias antes do Guilherme nascer. Ele mesmo parou por si só. Disse que não queria mais e perguntou se eu podia dar o leite no copinho. Caio foi amamentado até os 3 anos e 6 meses e Guilherme nasceu saudável de 38 semanas e 5 dias, mamando desde os primeiros minutinhos de vida!

Fonte: Mariana Chagas (Enfermeira Obstétrica e Doula) que me auxiliou durante a gravidez.

Curtiu nosso post? Para continuar espalhando amor e nossas informações, siga nossas mídias, nos acompanhe no instagram @manualdeumamae e no fb.com/manualdeumamae.
Para dicas, desabafos e papos, me escrevam: manualdeumamae@outlook.com

VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários

Web Analytics