COMO LIDAR COM OS INCÔMODOS DOS PRIMEIROS DENTINHOS?

22:15


Quando o bebê passa pelos seis meses, em alguns até antes, o marco de maior irritabilidade são os nascimentos dos dentinhos. Você vai perceber que esse momento está chegando quando seu bebê começar a salivar exacerbadamente, ter as gengivas muito inchadas e coceira. Junto, vem a irritabilidade. Normal, mas que tira o sono das mamães.

Para aliviar os sintomas, listamos algumas dicas super importantes para lidar com os incômodos dos dentinhos.

1.      Invista em mordedores de gel 
Para diminuir o incomodo do nascimento dos primeiros dentinhos, dê para o bebê mordedores de gel ou uma toalha gelada. Coloque os objetos no refrigerador por 30 minutos e ofereça ao pequeno. A pressão que o objeto faz na boca da criança aliada à baixa temperatura amortece a gengiva, diminuindo o mal-estar. Alimentos refrigerados também funcionam!

2.      Massageie a gengiva do bebê
Massagear a gengiva também é uma forma eficiente para diminuir a sensação de coceira que o bebê sente. Reserve alguns minutinhos, três vezes ao dia, para estimular toda a gengiva do neném. Para a massagem, é indicado o uso de dedeiras de silicone ou uma gaze úmida. É importante manter os objetos sempre higienizados para não contaminar ou levar bactérias oportunistas para a boca do seu filho.

3.      Higienize a boquinha do bebê desde cedo
A higiene bucal da criança deve começar já na primeira infância. A mamãe deve estar atenda ao início do nascimento dos dentinhos e começar a higienização com gaze e posteriormente com fio dental e escova de dente. Além de higienizar a boquinha das crianças, que já consomem alimentos pastosos, também trará sensação de alivio quando os dentes começarem a nascer.

    4.      Consulte seu pediatra sobre a possibilidade de algum analgésico

Não é via de regra, mas ter sempre um analgésico em sua farmacinha para casos extremos, vale! Mas lembre-se, essa dica só é válida se for com aval do seu pediatra! Nenhuma criança deve ser medicada sem orientação do profissional que acompanha o bebê.

Nascimento dos dentinhos pode causar febre ou diarreia?

Muitas mães, inclusive euzinha aqui, relatam que o filho tem sintomas como febre e diarreia quando os dentinhos começam a nascer. Apesar de não ter nenhuma explicação científica, os médicos afirmam que sim, bebês podem apresentar sintomas como estes no período da erupção dos dentes.

“A irrupção dos dentes pode causar desconforto e irritação, mas não febre alta, com temperatura maior que 38ºC”, diz Marcelo Bönecker, professor titular de Odontopediatria da Universidade de São Paulo (USP). Para o especialista, a sensação das crianças é parecida com o que sentem os adultos quando nasce o dente do siso. “É um incômodo”, resume. {fonte Revista Crescer}

E por aí, como foi o nascimento dos dentinhos?




VOCÊ PODE GOSTAR DE ...

0 comentários