DICAS | MALA DE MATERNIDADE DA MAMÃE

💙
10 abril 2017


Já estamos com 31 semanas e me dei conta que o tempo simplesmente voou. Essa semana então, comecei a organizar as coisas que necessito levar para a maternidade, fazendo uma lista para saber o que será necessário comprar, o que já temos por aqui e o que preciso providenciar.

O fato é que, na gestação do Caio eu não tive esse "tempo" para organizar as coisas. Pelo seu nascimento de urgência e prematuro, eu simplesmente cheguei ao Hospital com a roupa do corpo e tudo ficou no improviso.

Pesquisei então, uma listinha bem especial e útil com tudo que irei precisar para o nascimento do Guilherme e vou dividir com vocês:

Para a mamãe:

3 pijamas ou camisolas com abertura frontal para permitir a amamentação;
3 ou 4 calcinhas específicas para pós parto (elas são mais altas e bem firmes, para “segurar” a barriga, sem apertá-la).
3 ou 4 sutiãs de amamentação;
1 muda de roupa para sair da maternidade;
1 par de chinelos confortáveis e seguros.
3 ou 4 pares de meias (se estiver mais friozinho e você for usá-las)
1 pacote de absorvente noturno ou absorvente pós parto com pelo menos 16 absorventes (caso você não saiba, no pós-parto a mulher tem muito sangramento vaginal, independente da opção de parto escolhida). Optei aqui por uma inovação da CPM Melhoramentos (a mesma marca da Babysec), com o absorvente Cotidian.
Cinta pós parto (se você optar por usar).
Creme protetor para os mamilos.
Necessaire com itens de higiene pessoal: escova dental (leve uma para o papai também, por garantia), creme dental, fio dental, shampoo, condicionador, sabonete, hidratante corporal, desodorante, touca de banho, escova ou pente
(PS: alguns hospitais fornecem shampoo, sabonete e condicionador, mas é melhor não arriscar);
Maquiagem e demaquilante (talvez você não tenha tempo de se maquiar, mas, por garantia, é melhor levar).
Presilhas, borrachinhas e grampos de cabelo (o que você costuma usar)
Seus documentos pessoais (RG pelo menos. Talvez seja interessante levar também a carteira de habilitação) e documentos que a maternidade venha a solicitar (cheque antes).
Cartão do seguro de saúde.
Celular e tablet.
Câmera fotográfica e carregador/bateria.

Itens para o papai:

Aqui uma observação: acho bem útil colocar na sua mala da maternidade também algumas coisas emergenciais para o papai, pois se vocês sairem de casa na correria, duvido que ele terá tempo e cabeça para pegar tudo. Assim, para evitar ser pego de “calças curtas”, é melhor você já deixar separado os seguintes itens (se tudo correr bem, na hora H ele faz a mala dele com todo o resto que precisa. Esses itens são só por garantia, pois o seguro morreu de velho):

1 pijama
1 cueca
1 meia
1 chinelo
1 escova de dentes (demais itens de higiene ele usa os mesmos que os seus)
1 muda de roupa limpa, bem confortável



Outros itens que a mamãe não deve esquecer de levar:

Enfeite da porta.
Lembrancinhas de nascimento.
Álcool gel.
Comidas e bebidas que serão servidas para as visitas. PS: mesmo que você não faça uma festa na maternidade, acho importante servir alguma coisa, nem que seja biscoitos e água. Muitas maternidades disponibilizam água nos quartos, mas vale checar antes.
Lista das pessoas que deverão ser avisadas sobre o nascimento (ok, todo mundo hoje em dia fica sabendo pelo Facebook, mas se algumas pessoas você pretende ligar ou mandar um email, para ficar mais pessoal, é bom já levar a lista com esses contatos de antemão).
Almofada de amamentação (se você optar por usá-la. Eu, particularmente, acho uma boa).
Bebê conforto (vocês sabiam que nenhuma criança sai da maternidade no Brasil sem um bebê conforto para ser transportado no carro? Então, não esqueça desse item tão importante).
Be First to Post Comment !
Postar um comentário