EXAME DE CURVA GLICÊMICA | EXAMES GESTACIONAIS

💙
02 abril 2017

O teste de tolerância à glicose, ou mais conhecido como curva glicêmica, é realizado durante a gestação, um dos exames de praxe no pré-natal. Não fiz na gravidez do Caio (não me lembro se foi pelo fato da gravidez ter sido de risco e os exames eram feitos semanalmente e esse acabou ficando sem tempo de ser feito ou se meu GO não passou mesmo).

Mas vocês sabem como ele é feito? Toda vez que escuto falar sobre ele, tenho até arrepios, pois todos os relatos são tenebrosos!

O exame deve ser feito em jejum de no mínimo 8h. Geralmente é indicado que a gestante vá com um acompanhante, pois ela pode ficar bastante enjoada durante o procedimento.
O primeiro passo é fazer a coleta de sangue em jejum e medir a glicemia (açúcar no sangue).
Após a primeira coleta, é oferecido a gestante um líquido "água com açúcar", e após uma hora novamente é colhido o sangue para verificar como seu organismo absorveu o açúcar. É feita uma nova ingestão do líquido e uma nova coleta de sangue.

É ruim mesmo o exame?

Toda vez que estou em uma roda de mães, conversando com amigas ou lendo, os relatos são os piores possíveis! Umas dizem que não conseguem nem mesmo fazer o exame completo e necessitam remarcar. Lendo e pesquisando, vi que existem uns líquidos saborizados, como se fossem sucos e outros não, mas que não tão ruins quanto dizem! Que o segredo é beber com calma (não precisa tomar tudo de uma vez!) e do mais, são 3 picadinhas de agulha!

O exame é de extrema importância para saber se seu organismo está absorvendo bem a insulina e se você não corre risco de desenvolver Diabetes Gestacional, uma vez que o corpo na gravidez sofre diversas alterações hormonais e com o exame é possível detectar mais cedo o diagnóstico.

O exame deve ser feito até a 28ª semana, confirmando o diagnóstico é necessário alguns cuidados.

E você, fez o exame? Conte como foi!

Beijos,

9 comentários on "EXAME DE CURVA GLICÊMICA | EXAMES GESTACIONAIS"
  1. É chatinho mesmo de fazer, mas se é para o bem do bebê, a gente faz qualquer sacrifício!

    ResponderExcluir
  2. Você sabe que eu não me recordo deste exame. Acredito não ter feito na época da minha gravidez

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz esse exame e passei super mal, tibe que repetir um outro dia com um intervalo menor. Mas eu fiz e foi tudo bem.
    Acho super importante para as grávidinhas

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz na primeira gestação e não lembro de ser tão ruim.

    ResponderExcluir
  5. Nunca precisei fazer....
    mas sei q é beeem chato!
    Mas importante né?
    Bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  6. Lo fiz na gestação do Gui e vou fazer agora daqui uns dias e falo por experiência, é um exame chato mesmo pois o líquido pelo menos quando foz da primeira vez o sabor lembrava suco de limão porém muuuuito adocicado e devido ao jejum ele ficou para mim mais enjoativo, sem contar o desconforto que é ter fome e não poder comer, e as horas que passa lá no laboratório é o segredo é esse mesmo não tomar tudo de uma vez mas tbm não aconselho demorar muito.

    Bom exame !!!

    Beijos Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz nas duas gestações. Na primeira achei pior, na segunda foi de boa.

    ResponderExcluir
  8. Não é nem um pouco agradável, mas por nossos filhos fazemos de tudo!

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz nas minhas duas gestações. É chatinho pelo tempo que leva, mas não é esses horrores não. Dá para levar na boa.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir