DIABETES GESTACIONAL: PORQUE ACONTECE? QUAIS OS RISCOS?

💙
20 fevereiro 2017

Vocês sabiam que no Brasil, a média de gestantes com diabetes gestacional é de 2,4% a 7,2%?
Na maioria das vezes, o exame só é pedido no pré natal, quando existe algum indício de que a mulher esteja desenvolvendo a doença, mas o correto seria que ele fosse do calendário de exames, dentre a 24ª e 28ª semana.

As pacientes chamadas pacientes de risco são aquelas que: tem histórico familiar com a doença, estão acima do peso gestacional (IMCPG) logo no primeiro trimestre de gestação,  teve diabetes numa gestação anterior, teve alguma ou algumas perdas gestacionais, antecedentes de má formação fetal, síndrome de ovários policísticos e ganho excessivo de peso na gravidez.

O diagnóstico é feito por um simples exame de triagem, chamado teste oral de tolerância a glicose, onde nele a paciente ingere 300ml de concentrado de glicose e depois faz o teste de glicemia. São avaliados a glicose em três momentos distintos: em jejum (assim que a paciente chega), uma hora após a ingestão do concentrado e duas horas após a ingestão.

A alteração em apenas de um dos valores já é tratada como Diabetes Gestacional.

(Fonte Google)


Como Prevenir ou Tratar a Diabetes Gestacional?

Dieta e exercícios físicos são fundamentais para o controle da doença. Uma dieta de substituição de massas, farinha branca, pães e bolos também ajuda! Refrigerantes, açúcares, doces, são cortados de vez da alimentação e até as frutas com alto índice glicêmico precisam ser cortadas da dieta. Somente em casos mais graves a insulina é indicada.

O excesso de açúcar no sangue faz com que o bebê consequentemente também recebe esse nível alto através da placenta e por isso, pode ganhar peso além da conta. Existe um risco maior de parto prematuro em decorrência da diabetes para aquelas pacientes que não fazem o tratamento adequado, seguindo as orientações do obstetra. Já após o nascimento, o risco é de que o bebê apresente hipoglicemia, icterícia e problemas respiratórios!

Por isso gravidinhas, vamos ficar de olho e seguir todas as orientações direitinho!
Be First to Post Comment !
Postar um comentário