Tirando Documento do Bebê

💙
31 agosto 2016
(Fonte: Google Imagens)
Desde o ano passado, em nossa primeira grande viagem com o Caio, eu me precavi e tirei os documentos para ele. Quem me acompanha no instagram, sabe que vira e mexe passeamos por aí e sair com o trambolho que é a Certidão de Nascimento não dá! Fora que eu sou mestre em esquecer, perder as coisas, então, tratei logo de providenciar uma maneira mais prática de andar munida dos documentos!

Para retirar o CPF hoje em dia, basta você ir até uma agência dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica, munido de certidão de nascimento, carteira de identidade dos responsáveis e comprovante de residência. A taxa pela emissão do documento é de R$5,70. Antigamente, era recebido em forma de cartão, parecido com um cartão de crédito, mas hoje em dia ele é disponibilizado via web, no site da Receita Federal após alguns dias. É só imprimir e pronto! Aqui, optei em enviar para a gráfica e fazer um cartão semelhante ao modelo antigo. Deu super certo!

Agora, para retirar a Carteira de Identidade, o processo é diferente! Basta você se dirigir ao Detran (minhas informações são baseadas no Estado do Rio de Janeiro, então, caso você não seja, consulte o órgão emissor da sua localidade) e agendar o processo.
Quando o documento é solicitado pela primeira vez, é gratuito, mas caso você perca o valor a ser pago é de R$33,66.

Para retirar o documento é necessário:
Certidão de nascimento original e cópia;
CPF (caso tenha, assim o número já consta na ID)
RG original do responsável
Comprovante de Residência

A foto é feita pelo sistema digital do Detran, o que facilita um pouco, já que ela é tirada na hora. As digitais, aqui na minha cidade foram colhidas de forma manual (aquela que pinta o dedinho), mas na maioria dos grandes centros isso também foi digitalizado!

O documento fica pronto em 20 dias (mais ou menos) e você recebe um protocolo para acompanhar. Findado o prazo é só retornar no posto de atendimento e retirar o documento.





5 comentários on "Tirando Documento do Bebê"
  1. Acho a identidade e CPF eu julgo muito importante! E aqui eu já providenciei!

    ResponderExcluir
  2. Meu marido que foi com as crianças no Poupatempo e foi super tranquilo
    já o passaporte... dá mais trabalho ne?
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  3. Tiramos o da Lara quando ela tinha 4 meses. A Lia está com 9 e ainda não fui atras. Precisando urgente. No poupa tempo é mais fácil.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  4. Louise, u´m ótimo exemplo o seu. Muitas de nós, inclusive eu, deixamos para tirar os documentos depois, mas é superimportante a criança ter a documentação. Eu mesma viaja pra cima e pra baixo carregando a certidão de nascimento. Depois que tirei o RG das meninas foi muito mais simples.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber, pisquila tem a dela, coisa mais linda hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir