Você sabe a importância dos exames de saúde na sua rotina?

💙
26 abril 2016



Você tem ido ao ginecologista?
Atualmente, com a rotina corrida e a falta de tempo para irmos ao médico; é comum esquecermos dos exames de rotina. Em especial o ginecologista, consultas essenciais para a saúde da mulher.

Além dos exames de rotina, é recomendado o controle do peso, com a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada. O acúmulo excessivo de gordura no corpo causa desequilíbrio entre as diversas funções do corpo, afetando órgãos e tecidos, favorecendo assim o câncer, a hipertensão, a diabetes e as doenças circulatórias.

Os exames de rotina servem para prevenção de doenças e para controle de natalidade. A regularidade das consultas deve ser mantida como parte da vida. Seu médico deve ser informado sobre qualquer anormalidade.
A  ida regular ao médico previne doenças como o câncer no colo do útero, que é diagnosticado pelo exame Papanicolau. Toda mulher com vida sexual ativa e acima dos 18 anos deve realizá-lo.

Os exames devem ser feitos também na hora de planejar uma gravidez. Esses exames medem o colesterol, glicemia, entre outros. E por se tratar de diagnósticos importantes, eles devem ser feitos antes do planejamento e servem para avaliar o sistema reprodutivo e reconhecer possíveis anomalias.

Exames sorológicos - que avaliam a imunidade da futura mãe contra doenças como rubéola, toxoplasmose (essa doença causa aumento anormal de pulmões e baço, convulsões e amarelamento da pele e dos dentes, além de graves infecções nos olhos, em bebês) e citomegalovirose (causa perda auditiva gradual no bebê durante a vida).

Para mulheres acima dos 40 anos é pedido o papanicolau. Esse exame é realizado anualmente e caso haja resultados negativos, esse período pode se estender por dois anos. Menos nos casos de pacientes com HPV onde o exame é realizado semestralmente.

Ecografia mamária- é realizado caso haja suspeita de nódulo mamário (câncer de mama) durante o auto exame. O auto exame é realizado mensalmente, uma semana após a menstruação.

A mamografia -  exame feito apenas em mulheres acima dos 40 anos. Utilizado em casos em que o módulo mamário é diagnosticado durante a ecografia.
Além da mamografia, existe o ultrassom das mamas, em mulheres mais novas. Esse exame substitui a mamografia.

Outro exame que pode ser pedido pelo seu médico e que não é considerado ginecológico de rotina, é o de sangue, para reconhecer os indícios de HIV, Sífilis e Hepatite B. 

E por aí, seus exames andam em dia?
17 comentários on "Você sabe a importância dos exames de saúde na sua rotina? "
  1. Oi Louise. Uma vez por ano faço todos meus exames. Eh muito importante mesmo!! Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Fanny! Precisamos estar sempre em dia com a saúde!

      Excluir
  2. O corpo fala conosco, mas muitas vezes não sabemos interpretar! É muito importante mesmo manter os exames em dia! Especialmente quando pretendemos trazer uma pessoinha ao mundo que dependerá muito do nosso estado físico! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super verdade, Ju! Precisamos nos cuidar, sempre!

      Excluir
    2. Super verdade, Ju! Precisamos nos cuidar, sempre!

      Excluir
  3. Eu estou me cuidando agora, me abandonei um período mas percebi os riscos e agora estou com tudo em dia! Ótimo post como alerta a todas! bj

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui muito organizada com isso... Mas tento ir ao GO ao menos 1 vez ao ano para os exames de rotina... Inclusive esse ano eu ja fui...
    Deia Tomaz
    @lancheiradojoao

    ResponderExcluir
  5. Bem lembrado! Preciso ir! @caroleassinhazinhas

    ResponderExcluir
  6. Já marquei os meus exames rotina, muito importante cuidar da saúde!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que até 30 anos eu era bem relapsa quanto a exames e médicos. Mas depois que criei o hábito, sou bem certinha com eles.

    ResponderExcluir
  8. Minha esposa sempre faz, é importantíssimo ;)

    ResponderExcluir
  9. Lou procuro uma vez por ano fazer todos esses exames. Saúde é coisa séria! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  10. Aqui andam sim ... todo ano passo no ginecologista ai ele me pede todos possíveis ... e fds é dia de fazer novamente

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Todo ano faço meus exames é muito importante cuidar da saúde.. Bj

    ResponderExcluir
  12. Já está marcado meus exames Lou cuidar da saúde de muito importante.
    Bjs
    Mari
    Vamosmamaes.blogspot. com.br

    ResponderExcluir
  13. Todos os anos faço exames ginecológicos. PREVENÇÃO é tudo!!!
    @nossasaogemeos

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, é importante focar na saúde da mulher pois somos a que mais pensam na família e esquecemos de nós mesmas.

    ResponderExcluir