Grávidas Podem Viajar de Avião? {Papo de Especialista}

💙
07 janeiro 2016
(Fonte: Site Bolsa Mulher)

Olá leitoras do Blog Manual de Uma Mãe! Aproveitando que em janeiro muitas famílias decidem sair de férias, escolhi esse tema para hoje: Grávidas podem viajar de avião? A resposta é sim; se mãe e bebê estiverem bem, é seguro voar. Porem existem algumas exceções, restrições e cuidados que a gestante deve tomar antes e durante a viagem.

No primeiro e segundo trimestres de gestação (até 27 semanas), desde que se trate de uma gestação sem complicações durante o pré-natal, as viagens de avião estão liberadas. Em casos de gestação de alto risco, converse com seu obstetra para avaliar se há possibilidade de viajar. Entre 28 e 36 semanas, normalmente ainda é possível viajar de avião, mas algumas companhias aéreas têm restrições, devido ao risco de parto prematuro. Não se esqueça de checar as regras da companhia em que você vai voar. A partir de 36 semanas, o voo só é permitido com a presença do próprio médico obstetra dentro do avião.

Independente da situação e da idade gestacional, algumas dicas são válidas! Sempre comunique seu médico antes da viagem, para que ele passe orientações, medicações para levar, solicite exames se necessário e forneça um atestado médico à companhia aérea que em alguns casos pode ser solicitado.

Nunca se esqueça de levar o cartão de pré-natal, pois em caso de atendimento de urgência, tanto dentro da aeronave como durante o passeio, ele fornecerá informações imprescindíveis ao médico.

Reserve, se possível, um assento no corredor para facilitar as idas ao toalete e para caminhar um pouco pela cabine a cada 1 ou 2 horas. Algumas companhias transferem as gestantes para assentos com mais espaço, cheque essa possibilidade no embarque. Converse com seu obstetra e peça orientação para usar meias elásticas, elas ajudam bastante a diminuir o inchaço das pernas e ajudar na circulação, pois um dos maiores riscos para as grávidas nas viagens é de trombose. Em casos específicos (gestantes com mais fatores de risco para trombose) pode ser necessário uso de medicações.

Durante o voo opte por alimentos leves e bastante água. Use roupas leves e confortáveis. Permaneça com o sinto de segurança afivelado sempre que estiver sentada independente dos avisos luminosos.

Já conferiu todas as dicas? Então arrume as malas e boa viagem!

Sempre peça orientação e tire suas duvidas com seu médico!

Fiquem com Deus e até o próximo post!

Dra. Natália Cabral .  www.dranataliacabral.com


Be First to Post Comment !
Postar um comentário