Maternidade Pelo Mundo: Uma Mamãe no Japão

💙
13 novembro 2015
(Foto: Acervo Pessoal Cristiane Utiike)

Primeiramente, muito obrigada pelo convite Manual de Uma Mãe em participar aqui desse time e compartilhar um pouco da minha vida materna no Japão!! Hoje faço uma breve apresentação minha, espero que gostem!


Meu nome é Cristiane Utiike, mas podem me chamar de Cris! Muito prazer!
No Brasil, morava em Osasco/SP, quando meus pais decidiram vir ao Japão, em 2000 e eu tinha 15 pra 16 anos. Primeiro vieram meus pais e meu irmão mais novo para tentarmos juntar um dinheiro, o suficiente para comprar a tão sonhada casa própria (acho que é o sonho de muitos aí, não é?)

Vieram todos, pois na linha de pensamento dos meus pais, o mais importante era priorizar a família. Sorte a minha e do meu irmão porque o mais comum, era ver famílias separadas, filhos no Brasil e pais no Japão .

Quando meu visto saiu, tudo foi tão corrido, que não tive nem tempo de me despedir dos meus amigos, e fiquei anos sem contato com eles e um vazio enorme no coração , até que surgiu o Orkut ( sou muito agradecida a ele , haha! ) e finalmente, pude manter contato com todo mundo.

No começo, iríamos ficar aqui por 3 anos ... Estamos aqui até hoje!

Cheguei aqui sem saber falar e escrever o idioma, foi muito difícil, mas no dia a dia que fui aprendendo. 
Chegamos e fui trabalhar pra ajudar, com direito a muuuuitas horas extras (que é normal aqui!). 

No começo não foi fácil , porque até uns dias atrás eu era apenas uma garota que nunca tinha trabalhado na vida e minha mãe que era do lar, dona de casa, super mãe que fazia tudo. Mas, aí as coisas mudaram tive que aprender a me virar, ajudar nas tarefas diárias, afinal minha mãe agora trabalhava fora. Depois tudo foi se encaixando na rotina...

Já meu marido, que também é brasileiro descendente de japoneses, conheci em 2004, através da paixão pela fotografia. 

E eu só tenho a agradecer pela oportunidade de estar aqui, apesar da natureza não ser muito "boazinha" com o Japão , sou apaixonada pelo país!


Bom, por enquanto é isso, minha breve apresentação . Estarei compartilhando mais minhas experiências da maternidade no Japão . Espero que gostem!

Beijos,

Cris

(Curtam e sigam meu IG, com fotos e mais experiências sobre a nossa incrível jornada no @khrystyany  +khrystyany~by Cris.Utiike )


Be First to Post Comment !
Postar um comentário