Produtos sem glúten, você sabe quais são os benefícios?

💙
31 agosto 2015
 

"Retirar o glúten da dieta está na moda, mas você sabe os benefícios que uma alimentação sem esta substância pode trazer? "O glúten é uma proteína presente na farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Ela provoca inflamações que podem gerar inchaço, dores articulares e indisposição. Retirar a substância do cardápio elimina estes problemas e ainda ajuda na perda de peso", explica a nutricionista Andréa Santa Rosa. "

Retirada do glúten estimula o metabolismo 

Pessoas com intolerância ao glúten, ou celíacos, não podem ingerir alimentos que contenham a substância, já que ela impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino. Os portadores de sensibilidade ao glúten também precisam evitar ao máximo o seu consumo, mas os benefícios da dieta sem esta proteína podem ser percebidos por qualquer pessoa. "Eliminar o glúten da dieta provoca a redução no grau de inflamação do organismo. Assim, o metabolismo volta a funcionar normalmente, o que promove a diminuição da retenção de líquidos, perda drástica e rápida de peso, correta absorção dos nutrientes pelo intestino e prevenção de doenças não transmissíveis, como a obesidade e complicações cardiovasculares".


Uma boa substituição para a farinha, por exemplo é a farinha de amaranto, que dentre os seus benefícios ao corpo humano, vou citar 8 deles:

- Pode ser usado por celíacos, pois não contém glúten
- Auxilia na redução da pressão arterial
- Fonte de fibras, auxilia no controle da glicemia
- Ajuda a reduzir o colesterol
- Antioxidante, atua retardando o processo de envelhecimento
- Por conter 15% de proteínas e aminoácidos essenciais, é um alimento auxiliar na manutenção de massa muscular
- Auxilia no funcionamento do intestino por conter fibras solúveis
- Por ser fonte de cálcio biodisponível (o mais absorvido pelo organismo), é uma boa opção para ser utilizado por pessoas que possuem deficiência desse micronutriente.

Não só a farinha de amaranto, como também a chia, a linhaça e a quinoa podem entrar como substituições para o trigo.
Pode parecer complicado, mas eu testei algumas receitas e achei que além de fácil acesso (tanto dos produtos, quanto de receitas), tudo ficou muito gostoso. Além de ser super saudável.

Com isso acabei trocando a alimentação do Caio e incluindo alimentos sem glúten nela. Não é uma regra, mas hoje em dia, boa parte das nossas refeições são assim.
Para me auxiliar, uso os produtos e (super indico) da Vitalin, que conta com 3 segmentos:
- Vitalin sem glúten 
- Vitalin Integral 
- Vitalin Orgânico
Todas elas contam com produtos de extrema qualidade e deliciosos. Experimentem os cookies de Chia com Maçã e Canela, é maravilhoso!

 

E por aí, já experimentaram algo sem glúten?


Be First to Post Comment !
Postar um comentário