5 dicas para espantar os resfriados no inverno

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31 agosto 2015

O inverno chegou e, como sempre, traz com ele as gripes, resfriados e doenças respiratórias, muito comuns nas crianças durante essa época do ano. Além de manter os pequenos sempre bem agasalhados, uma boa maneira de evitar que essas doenças apareçam e se instalem é através da alimentação, reforçando o funcionamento do sistema imunológico.
Sabe qual é o problema? No inverno, por causa das baixas temperaturas, o consumo de frutas, legumes e verduras, que caracterizam a principal fonte de vitaminas e minerais do cardápio, diminui consideravelmente. Afinal, a saladinha é bem mais apetitosa em um dia quente de verão, não é? O mesmo acontece com sucos, vitaminas, smoothies. Parece que no inverno queremos comer apenas coisas quentinhas e engordativas…

Mas, para não deixar cair em tentação, algumas dicas de como incluir frutas, legumes e verduras no dia-a-dia (seu e dos pequenos) mesmo no inverno:
1- Quer algo mais gostoso e reconfortante do que um prato de sopa em uma noite fria? Prepare caldos e cremes de legumes e verduras. Além de aquecer por dentro, fornece uma boa quantidade de vitaminas e minerais.

2- Deixe a criatividade solta e abuse das preparações com legumes e verduras, como tortas, lasanha de abobrinha, macarrão com legumes (algumas receitas inspiradoras aqui), arroz colorido, entre outros.

3- Tá com pressa e querendo comer apenas um sanduichinho? Então vamos prepara-lo de forma saudável: pão (alimento energético), alguma carne ou derivado do leite (alimento construtor) e uma verdura ou legume (alimento regulador). Lembre-se: tomate, alface e cenoura, combinam super bem com a maioria dos sanduíches. Não é tão difícil inclui-los.

4- Às vezes o frio é tanto que nem a fruta de sobremesa queremos. Que tal cozinhar (pode ser no forno, no microondas, no vapor, como preferir) e depois oferecer com um pouquinho de canela? Maçã, pêra e banana ficam deliciosas desse jeito.

5- É natural pensarmos logo no suco de laranja como fonte de vitamina C – vitamina relacionada ao sistema imunológico – mas a mexerica (ou tangerina), acerola, caju, limão e abacaxi também são importantes fontes. Varie o consumo!


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